Alimentação
Filhotes a partir de 45 dias de idade
Ração para filhotes: certamente é a melhor opção. Existem muitos tipos (secas ou úmidas), sabores (carne, peixe, frango, carneiro, fígado, etc.) e marcas no mercado. Na primeira consulta, o veterinário recomendará o tipo de ração que você deverá fornecer ao filhote.
A quantidade de ração a ser dada varia com o peso e a idade do animal. Os fabricantes de ração, na própria embalagem do produto, fazem a recomendação da quantidade ideal.
Gatos a partir de 1 ano de idade
Ração para gatos adultos: seca ou úmida, 2 vezes ao dia.
Dicas:
os filhote comem várias vezes ao dia quando pequenos;
os filhotes passam a comer menos à medida que vão crescendo; assim, deve-se reduzir o número de refeições gradativamente. O adulto (a partir de 1 ano) come 1 ou 2 vezes ao dia;
a ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. O excesso de alimentação causará obesidade e inúmeros problemas ao animal;
restos de comida, doces, massas e tudo o que não for prescrito pelo veterinário deve ser evitado, mesmo que o gato goste ou queira comer.
mudanças alimentares devem ser feitas gradativamente, ou o animal poderá apresentar diarréi;
CÁLCIO E VITAMINAS
O filhote necessita de complementação de cálcio e vitaminas no primeiro ano de vida, época de crescimento muito acelerado. A falta de cálcio nessa fase causará o raquitismo. Animais que se alimentam exclusivamente de ração balanceada podem ter as necessidades de cálcio supridas, desde que se alimentem corretamente, na quantidade indicada pelo fabricante da ração.
De qualquer forma, o veterinário que acompanhará o crescimento do gato deverá analisar o caso, o tipo de alimentação e a necessidade de cálcio para o animal.
DENTIÇÃO
A troca de dentes se inicia com 3,5 meses de idade e termina aos 6 meses. O gato pode formar tártaro, o que provoca o mau-hálito e a perda precoce dos dentes permanentes.
A cárie também ocorre em animais que recebem alimentos doces com frequência, mas é de ocorrência rara. Existem serviços odontológicos especializados para cuidar dos dentes do seu gato.
Higiene da boca: existem escovas e pastas dentais importadas para gatos. Mas essa prática de escovação deve ser feita desde a fase de filhote, do contrário dificilmente os adultos aceitarão a escovação. Ela deve ser feita 2 a 3 vezes por semana, no mínimo. Animais que comem ração seca terão menos tártaro do que aqueles que se alimentam com ração em lata (úmida).
BANHOS
A partir de 45 dias de idade, com sabão de côco medicinal e xampu neutro não inseticida (antipulgas). Caso o filhote tenha pulgas, dar banhos com sabonete de enxôfre. Em gatos, o banho pode ser dado mensalmente. O felino, por si só, limpa sua pelagem lambendo-se diariamente.
Consulte seu veterinário quanto a tratamentos com produtos anti-pulgas, à venda em pet shops. Banhe o animal com água morna, e coloque algodão nos ouvidos para evitar a entrada de água.
PELAGEM
Escovar diariamente o animal para retirar pêlos mortos, poeira, e para verificar a presença de parasitas (pulga, carrapatos, etc.). A escovação no gato é essencial pois, ao lamber-se, ele engole muitos pêlos mortos. Esses pêlos, misturados às fezes, podem formar um fecaloma (bolo de fezes muito duro e ressecado). Habitue seu gato a ser escovado todos os dias.
CIOS
As fêmeas entram no cio entre 7 a 10 meses de idade. O cio dura em torno de 4 a 7 dias, e é acompanhado por mudanças bruscas no comportamento. A gata passa a miar e esfregar-se no chão, móveis e pessoas. Não há sangramento durante o cio.
VERMIFUGAÇÃO:
A mãe pode transmitir vermes aos filhotes tanto pela placenta como pelo aleitamento. Vermifugar a fêmea antes do acasalamento é uma medida preventiva para que os filhotes nasçam livres de vermes que podem causar diarréias, anemia e até comprometer a vida do filhote. Todos os gatinhos devem ser vermifugados após o nascimento, seguindo o esquema:
30 dias de idade: 1a. dose
45 dias de idade: 2a. dose
60 dias de idade: 3a. dose
Recomenda-se exame de fezes logo que o animal chegar em casa para a pesquisa de protozoários. O veterinário irá prescrever o vermífugo para o seu gato.
VACINAÇÃO
É, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o gato adulto. Os animais devem ser imunizados antes de começarem a ter contato com outros felinos. Existem muitas doenças virais que podem acometer os gatos e são causadoras de grande número de mortes, principalmente nos filhotes.
As vacinas que seu gato deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e anti-rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação. Abaixo, um calendário para a vacinação de filhotes, com as vacinas existentes no mercado:
Gatos adultos que nunca foram vacinados ou filhotes que já passaram da época de vacinação devem receber 2 doses de vacina múltipla (intervalo de 21 dias entre elas) e 1 dose de vacina anti-rábica. Isso também vale para gatos de procedência desconhecida, quando não se tem conhecimento ou certeza sobre o histórico de vacinação.
Não se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade, a menos que a gata nunca tenha sido vacinada, pois as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da mãe para a cria.
IMPORTANTE: REFORÇO ANUAL DE TODAS AS VACINAS!